Início Clínica Convênios Informativo Áreas de Atuação Equipe Contato
Novidades
Prótese / Oclusão Voltar

 

 

     O Bruxismo, também chamado de Briquismo, pode ser definido como o ato de apertar ou ranger os dentes. Isto pode acontecer quando o indivíduo está acordado ou dormindo. É uma atividade prejudicial ao sistema mastigatório que pode causar desgaste da estrutura dental, reabsorver o osso alveolar que suporta os dentes, além de ocasionar dores faciais.
     Todas as pessoas rangem os dentes em alguma etapa de sua vida, muitas vezes sem causar danos. É preciso diferenciar, no entanto, esses movimentos, chamados fisiológicos, daqueles que são patológicos e que prejudicam o equilíbrio existente entre dentes, músculos da mastigação e articulação temporo-mandibular (ATM).

Existem dois tipos de Bruxismo:

- diurno: Relacionado ao estresse, tensão muscular e vícios. Neste caso, é mais comum ocorrer o ato de apertar os dentes, e não o de ranger.
- noturno: O indivíduo pode apertar, ranger ou bater os dentes durante o sono.

 

 



:: O que leva uma pessoa a apresentar o bruxismo? Quais são as conseqüências do ranger dos dentes?

As causas deste distúrbio ainda não estão totalmente esclarecidas. Existem muitos fatores que desencadear ou agravar este problema, como estresse, disfunções neurológicas, ansiedade, deficiências nutricionais, fatores genéticos, uso de alguns antidepressivos e também má-oclusão dos dentes.

O Bruxismo é um distúrbio do sono, da mesma forma que o ronco, a apnéia noturna (engasgo com perda da respiração) e a insônia. Ao contrário destes, porém, o Bruxismo não atrapalha a qualidade do sono do paciente. Pode haver, por outro lado, desgastes dentais acentuados, dores faciais, dores de cabeça ao acordar, dentes abalados e fadiga muscular devido ao excesso de função durante a noite. Pode causar também lesões nos tecidos de sustentação dos dentes e fratura de próteses.

 

:: Como é feito o tratamento? :: Qual a duração do tratamento?

O Cirurgião-Dentista pode prevenir e tratar as conseqüências do Bruxismo já instalado. São confeccionadas Placas Protetoras de Mordida, em acrílico, lisas e rígidas, que tem uma função mio-relaxante, diminuindo as dores faciais e protegendo a superfície dos dentes. Tais Placas de Mordida não eliminam o ato de apertar e ranger os dentes, apenas previnem seus danos. A intervenção odontológica é importante, pois, além de evitar o desgaste dental e protege a ATM. Quanto antes o Bruxismo for diagnosticado, mais efetivo é o seu tratamento.

 

Como foi dito anteriormente, a Placa Protetora de Mordida não irá "curar" o Bruxismo, apenas evitará mais danos. O indivíduo, então, terá que usá-la todas as noites e também quando realizar atividades diurnas em que possa apertar os dentes. A Placa deve ser freqüentemente avaliada e ajustada pelo Cirurgião-Dentista, analisando seu desgaste, para que os contatos dentais sejam distribuídos de forma equilibrada, evitando uma sobrecarga localizada.

 

:: O que mais podemos fazer para minimizar o bruxismo noturno?

Os portadores de Bruxismo devem evitar dormir com a luz acesa, comer exageradamente antes de dormir e adormecer assistindo televisão. Não devem consumir substâncias estimulantes à noite, tais como bebidas alcoólicas, café e refrigerantes. A acupuntura tem apresentado resultados satisfatórios e pode ser usada como terapia complementar ao tratamento realizado no consultório odontológico.

 

      
Ultimas notícias
- Bipolaridade
- DEPRESSÃO
- TRANSTORNO ANSIOSO
- Botox
- Invisalign
  
Todos os direitos reservados. 2011. Desenvolvido por Ydeal Tecnologia.